Budokai de Lisboa

No coração de Lisboa, um novo espaço onde pode estudar o movimento e praticar artes marciais.

Visite-nos!

O Aikido

my image O Aikido é uma arte marcial japonesa criada na década de 1920 por Morihei Ueshiba (1883~1969), um especialista que atingiu a máxima mestria em diversas artes marciais japonesas clássicas.

O Aikido é executado harmonizando o movimento do atacante através do redirecionamento da força do ataque e sem oposição direta à mesma.

O Aikido não tem competição. O seu objetivo não se limita ao aperfeiçoamento de técnicas, mas conduz ao aperfeiçoamento do caráter do praticante sempre em conformidade com as regras universais da natureza,

O Aikido, através da repetição das técnicas de combate, promove a melhoria física do praticante, mas também contribui para o crescimento mental, psíquico e social do mesmo. O Aikido é bom para a saúde física em geral, mas também desenvolve auto-confiança aplicável fora do dojo no dia-a-dia.

O Dojo de Aikido permite a interação com parceiros diversos (em idade, estatura, formação e ocupação) fornecendo um ambiente seguro e controlado para o crescimento pessoal e interpessoal de cada um através da resolução de conflitos derivados do combate.

Texto traduzido e adaptado de Aikido Foundation

Aikido para crianças

my image O Aikido (a Arte da Paz), sendo uma arte marcial não violenta e não competitiva, consegue transmitir aos praticantes (mais novos e adultos) uma série de princípios e atitudes positivas, menos evidentes noutras artes marciais ou desportos: não violência na resolução de conflitos, proveito mútuo, não competição, cooperação e uso eficiente e inteligente da energia.

Estes princípios e atitudes estão intimamente ligados à relação do praticantes com os outros, com as dificuldades correntes do dia a dia e até com a resolução de conflitos: autocontrolo, coordenação, seguranças e confiança.

O Aikido poderá também ser considerado um equalizador das reações e interações das crianças. Numas, o Aikido despertará a iniciativa e extroversão tornando-as mais ativas e intervenientes, na mais energéticas e impulsivas introduzirá calma e reflexão aquando da resolução de problemas.

As aulas para crianças

A maioria dos exercícios do Aikido é realizada a pares, em que um praticante faz um ataque e o outro defende-se, sendo posteriormente invertidos os papeis. Estes exercícios resumem-se a uma codificação de situações de confronto (dentro do limites e parâmetros técnicos do Aikido) que deverão ser resolvidos com técnicas eficazes, não agressivas e não violentas.

A práticas destas técnicas incute nas crianças um sentido de confiança e segurança na resolução de problemas e desafios sem fomentar a aplicação de força e violência.

A troca de papeis constante (atacante vs atacado) leva a uma fundamental necessidade de cooperação, responsabilidade, humildade e compreensão das consequências de cada ato.

Assim, para além das melhorias na coordenação motora, o Aikido também aumenta a confiança e o autocontrolo das crianças.

my image O Budokai oferece aulas de Aikido para crianças a partir do 7/8 anos. Esta idade inicial depende do desenvolvimento físico e maturidade psíquica de cada criança.

As aulas seguem os fundamentos técnicos do Aikido oferecendo um ambiente divertido mas sério, lúdico mas pedagógico, dinâmico mas calmo, fundamental para uma aprendizagem eficaz dos princípios básicos do Aikido.

Horários das aulas para crianças (2023/2024)

Os horários das aulas de Aikido para crianças serão os seguinte:

  • 3 e 5 feiras entre as 18h00 e as 18h45 (Prof. João Nuno Silva)

A idade mínima para admissão de praticantes para as aulas de crianças é de 7 anos de idade. Esta idade é indicativa, sendo sempre feita uma avaliação da adaptação da criança à aula.

Crianças com idades superiores as 14 anos e adolescentes poderão praticar nas aulas de adultos, dependendo da sua maturidade (física e mental) e adaptação às mesmas.

Contacte-nos

Se estiver interessado e quiser mais informações acerca das aulas para crianças, não hesite em contactar diretamente os professores responsáveis:

  • João Silva - 3 e 5 feiras às 18h00

Aulas de Aikido (2023/2024)

No corrente ano lectivo (2023/2024) o Budokai de Lisboa oferece aulas de Aikido para todos os níveis nos mais diversos horários.

Aulas para adultos e adolescentes (a partir dos 13/14 anos)

Os horários das aulas de Aikido para adolescente (a partir dos 13/14 anos) e adultos no ano lectivo de 2023/2024 são os seguintes:

Manhã

  • 3 e 5 feiras entre as 07h00 e as 9h00 (Prof. José Caldeira)

Hora de almoço

  • 3 e 6 feiras entre as 12h30 e as 13h45 (Prof. João Silva)

Fim da tarde / Noite

  • 2 e 4 feiras entre as 19h00 e as 20h30 (Prof. Alexandra Duarte)
  • 3 e 5 feiras entre as 19h00 e as 21h00 (Prof. João Silva)
  • 2 e 4 feiras entre as 20h30 e as 22h00 (Prof. João Almeida)

Fim de semana

  • Sábados entre as 11h00 e as 12h30 (Prof. Jorge Feio)

Aulas para crianças (a partir dos 8 anos)

Os horários das aulas de Aikido para crianças no ano lectivo de 2023/2024 serão os seguinte:

  • 3 e 5 feiras entre as 18h00 e as 18h45 (Prof. João Nuno Silva)

Informações detalhadas mais acima na página.

Professores

Todos os professore de Aikido têm graduações reconhecidas no Japão (Aikikai ou Iwama ShinShin Aiki Shuren Kai) e licenças de ensino emitidas pela Federação Portuguesa de Aikido e IPDJ:

  • João Almeida
    • Praticante de Aikido desde 1980 (5. Dan Aikikai)
  • Alexandra Duarte
    • Praticante de Aikido desde 1980 (4. Dan Aikikai)
  • João Nuno Silva
    • Praticante de Aikido desde 2000 (4. Dan Aikikai)
  • José Caldeira
    • Praticante de Aikido desde 2005 (4. Dan Aikikai)
  • Jorge Feio
    • Praticante de Aikido desde 1988 (4. Dan Iwama ShinShin Aiki Shuren Kai)

Protocolos e vantagens

O Budokai pretende ser um parceiro ativo das diversas entidades que operam na comunidade circundante, mais precisamente nas Avenidas Novas. Pretendemos dar a conhecer o Aikido e oferecer vantagens a todos os que todos os dias trabalham, estudam ou vivem no centro de Lisboa.

Assim o Budokai de Lisboa, tem uma rede de parceiros com ofertas e vantagens exclusivas aos seus colaboradores, funcionários ou associados:

Localização e Acessos

O Budokai de Lisboa está localizado no centro de Lisboa, entre o Saldanha, Picoas e S. Sebastião:

  • R. Pinheiro Chagas, 19A, cave
  • Avenidas Novas, Lisboa

O Budokai de Lisboa é servido por uma vasta rede de transportes públicos.

Tem fácil acesso através das linhas Vermelha, Amarela e Azul do Metro de Lisboa (distanciado a cerca de 350/400m das mesmas) e está próximo das diversas carreiras da Carris com paragens em S. Sebastião da Pedreira, Av. Duque de Ávila e Saldanha.

Contactos

Se tiver alguma dívida ou quiser algum esclarecimento adicional contacte-nos através dos seguintes meios:

  • Telefone: 96 9006 742 (whatsapp) ou 912 269 126 (whatsapp)
  • e-mail: , ,

Poderá no entanto aparecer presencialmente no Budokai de Lisboa, durante o horários das aulas para falar com o professor.

Redes sociais

Se se quiser manter informado acerca de todas as notícias, eventos e iniciativas relacionadas com o Budokai de Lisboa, siga-nos nas seguintes redes sociais:

Ligações